Notícias, dicas e artigos, fique por dentro!
A argamassa colante industrializada é feita à base de cimento, agregados minerais e outros aditivos químicos especiais. Quando é misturada com água, se transforma em uma massa plástica e aderente.
A escolha da argamassa ideal para cada etapa da sua obra é uma das decisões mais importantes durante a reforma. Por isso, é preciso conhecer as diversas opções disponíveis no mercado e entender qual a finalidade de cada uma, garantindo um assentamento resistente e bem acabado.
Os tipos existentes de argamassas colantes são:
Argamassa AC I: é indicada para revestimentos cerâmicos em paredes e pisos de ambientes internos.
Argamassa AC II: é indicada para paredes e pisos de ambientes internos e externos, fachadas de até 3 pisos, "9 metros de altura", lajes e ambientes ao ar livre, por ser resistente à exposição climática, é indicada ainda para garagens, cozinhas, banheiros, lavanderias, calçadas etc.
Argamassa AC III: apresenta maior aderência, sendo ideal para assentar porcelanatos, cerâmicas, pedras naturais, pisos de grandes formatos, piso sobre piso, revestimentos cerâmicos de fachadas em geral, em piscinas aquecidas ou não, saunas e churrasqueiras e ainda em pisos de áreas de tráfego intenso.
Existe ainda outros tipos de argamassas conforme especificidade como:
Argamassa Porcelanato: é indicada para assentar porcelanatos.
Argamassa Piso sobre Piso: Assenta piso sobre piso - como cerâmicas, porcelanatos, ardósias e ainda azulejo sobre azulejo; em pisos e paredes. Assenta ainda pedras naturais.
E outros
O rejunte é responsável por preencher as juntas de assentamento, impedindo infiltrações, suportar as tensões (movimentações e dilatações) sobre os revestimentos, além de agregar valor estético ao revestimento cerâmico.
A especificação do rejunte deve levar em conta questões tanto técnicas, quanto funcionais e estéticas da área onde será aplicado.
Cimentício: é composto por cimento, agregados minerais, polímeros, pigmentos (responsável pela cor), aditivos especiais e outros insumos com características funcionais. Pode ser utilizado em áreas externas, internas, e áreas molháveis.
Acrílico: é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, polímeros, pigmentos e aditivos.
Epóxi: trata-se de um produto bicomponente à base de resina. Portanto, é mais resistente a manchas, antifúngico, além de possuir resistência mecânica. Indicado para pisos industriais, e outros locais sujeitos ao ataque químico.